FSICULTURISMO

O fisiculturismo é um esporte crescente no Brasil e que atrai cada vez mais praticantes e fãs. Uma prática milenar é que vem ganhando muita força nos últimos anos graças às redes sociais.

Veja neste blog tudo o que você sempre quis saber sobre ele! 

Origem

A origem do fisiculturismo nos leva diretamente para a Grécia Antiga, onde os atletas que competiam em todas as modalidades mostravam seus músculos como símbolo de força. Porém, a modalidade como conhecemos nos dias de hoje surgiu nos Estados Unidos na década de 1940, quando começou a haver competições de levantamento de peso e musculação. 

  • O fisiculturismo, também conhecido como musculação competitiva, é uma disciplina que envolve o desenvolvimento e a tonificação dos músculos através do treinamento físico intenso, alimentação específica e controle rigoroso do corpo.
  • Essa prática visa não apenas o aumento da massa muscular, mas também a busca pela simetria, definição e proporção, resultando em um físico esteticamente impressionante.
  • O fisiculturismo é mais do que simplesmente levantar peso na academia. É um esporte que combina esforço físico intenso, disciplina mental e uma abordagem científica à dieta e ao treinamento.
  • Podemos afirmar que o fisiculturismo é a elite da musculação, praticantes de musculação buscam um shape bem desenhado e aumento de massa muscular de forma amadora. Os fisiculturistas são competidores que elevam o padrão de treinos e alimentação como em qualquer outro esporte, buscando o máximo da performance muscular, competindo em eventos assim como em outros esportes. 

Os nomes marcantes do fisiculturiso:

Arnaldo Schwarzenegger 

Impossível falar de fisiculturismo sem mencionar Arnold Schwarzenegger. O homem que dá nome ao Arnold Sports Festival pode ser considerado a maior figura da modalidade, seja pelas conquistas, seja pela popularidade que transbordou o esporte, transformando-o em estrela de cinema e ainda em governador da Califórnia. 

Durante a carreira, Schwarzenegger conquistou o Mr. Olympia sete vezes, ficando apenas atrás de Ronnie Coleman e Lee Haney. Após o hexacampeonato consecutivo de 1970 a 1975, Schwarzenegger se aposentou. Em 1980, retornou, conquistou mais um título do torneio e se aposentou novamente em seguida. sagrando-se campeões em competições nacionais e internacionais. tanto na versão olímpica quanto no powerlifting.

Ronnie Coleman  

Se existe alguém que disputa a coroa do esporte com Schwarzenegger, este é Ronnie Coleman. Para os fãs, existe uma discussão sobre quem vem acima, mas quase todos concordam que os dois são os dois maiores da história. 

Durante a carreira, o norte-americano "Big Ron" conquistou nada mais nada menos do que oito títulos consecutivos do Mr. Olympia, entre 1998 e 2005.


Chris Bumstead
Chris Bumstead conhecido por muitos como CBUM é um fisiculturista canadense que se destacou no cenário internacional. Ele é conhecido por sua impressionante carreira no Mr. Olympia Classic Physique, tendo conquistado os títulos de 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023. Além disso, Bumstead é o maior campeão da sua respectiva categoria. 

Ramon Dino 

Ramon Queiroz, conhecido como Ramon Dino, é um dos principais fisiculturistas brasileiros. Nascido em Rio Branco (AC), Participando de campeonatos de fisiculturismo desde 2016, Dino compete na categoria Classic Physique, na qual conquistou títulos importantes e se tornou o maior nome do Brasil no esporte. 

O "Dinossauro Acreano" venceu o Olympia Amador Brasil em 2018, obtendo seu pro card. Em 2021, chegou ao vice-campeonato do Europa Pro e se classificou para o primeiro Olympia da carreira, no qual terminou na 5ª colocação. De lá para cá, Dino conquistou os títulos do Muscle Contest Brazil 2021 e do Arnold Classic 2023. Foi ainda top-2 do Olympia em dois anos, em 2022 e 2023.

o fisiculturismo vai além do desenvolvimento físico, ele proporciona uma oportunidade única de crescimento pessoal. As lições aprendidas no fisiculturismo podem ser aplicadas em diversas áreas da vida, contribuindo para uma abordagem mais equilibrada, resiliente e focada no autodesenvolvimento. 






 


 

Comentários

Postar um comentário